PROGRAMA QUEM SOU
Noções de Direito Comercial e Publicidade
Objectivo Geral
Este curso tem como objectivo habilitar os participantes com o enquadramento legal da actividade comercial e, fundamentalmente, possibilitar-lhes conhecer os direitos e as obrigações decorrentes da manifestação de uma vontade contratual.
Objectivos Específicos
No final deste curso os participantes saberão:
- Analisar e apreciar contratos, conhecer as condições, sanções e pressupostos da relação comercial
- Compreender os fundamentos da regulamentação da actividade comercial no ordenamento jurídico nacional e comunitário
- Apreciar e elaborar vários tipos contratos comerciais e de marketing e publicidade
- Proteger juridicamente a informação num contexto de desenvolvimento da comunicação comercial, com especial destaque para a protecção dos dados pessoais informatizados
Destinatários
Este Curso destina-se a todos os profissionais que no seu dia-a-dia necessitem ter conhecimentos de direito comercial e publicidade pelas relações que estabelecem com Clientes, parceiros e fornecedores.
Conteúdo Programático
1 - NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE DIREITO
- A razão de ser da ciência do Direito
- Rousseau versus Hobbes
- A importância do confronto das duas teorias sobre a relação social, na formação do Direito e no sancionamento
- A sua importância na formação das vontades contratuais
2 - DIREITO COMERCIAL
- Noções e importância do Direito Comercial
- Actos de comércio objectivo e Actos de comércio subjectivo
- Fontes de Direito Comercial e Lei
- Apreciação do processo legislativo
- Hierarquia das Leis em sentido amplo
- Usos e Costumes comerciais
- A prática reiterada
- Jurisprudência
- O Tribunal do Comércio
- Doutrina
3 - SOCIEDADES COMERCIAIS
- Sociedades Comerciais
- Por Quotas
- Unipessoal Por Quotas
- Anónimas
- Em comandita
- Em nome colectivo
- Apreciação das responsabilidades dos sócios, administradores, procuradores ou outros profissionais que actuem em nome da pessoa colectiva
- A firma
- Sociedades Civis
- Associações e Fundações
- Vantagens e inconvenientes
- Outras unidades de negócio
- EIRL
- Empresário em nome individual
4 - TIPOLOGIA DOS CONTRATOS
- Direitos Obrigações
5 - AFINS DO DIREITO COMERCIAL E DOS NEGÓCIOS
- A Propriedade Industrial
- O regime geral da defesa e promoção da concorrência
- A marca - a sua protecção
- Práticas permitidas e práticas proibidas de concorrência e de concorrência desleal
- O regime da exclusividade de bens e serviços.
- Os Direitos de autor
- O seu regime de protecção
- A inovação como elemento fundamental de criação e protecção legal
- O Marketing e os Direitos dos Consumidores
- As regras a observarem na protecção dos direitos dos consumidores
- A limitação do princípio da liberdade contratual
- O direito à informação na celebração dos contratos
6 - A REGULAMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELECTRÓNICO
- DL 7/2004
- A (i)legalidade do diploma
7 - ANÁLISE DE CONTRATOS
- Esclarecimentos complementares sobre as vontades negociais
Valores
Para saber valores de participação contacte-nos através do email. trainingcare@trainingcare.pt ou telef. +351 21 4211070 e solicite uma proposta. Beneficie de condições únicas!
Os cursos incluem coffee-breaks, 1 kit de documentação por formando e 1 Certificado de Participação